Regras Básicas
1-Quando decidires montar o Kite decide por um local com pelo menos 100 m livres de qualquer obstáculo (pessoas, árvores, carros, , postes, cabos de energia, ruas, cercas e animais…..)
2-Não deverás segurar as linhas ou ficar com as linhas enroladas no corpo com o kite a voar ou com possibilidade de descolar.
3-As linhas quando estão sob tensão têm um grande poder de corte e podem provocar danos físicos de grande profundidade.
4-Deverás avisar os utilizadores da praia e os curiosos para não se aproximarem quando estiveres com o kite a voar.
5-É mandatório (proibido) não descolar o kite durante tempestades ou com nuvens carregadas (escuras e com carga). O conjunto kite, barra e praticante equipamento podem transformar-se num perfeito para-raios.
6-Antes de iniciares a prática de Kitesurf deverás saber a intensidade de vento recomendado para o teu kite em relação ao teu peso.
7-Não deverás descolar o Kite com ventos acima do limite. É muito perigoso estar fora da janela do vento aconselhada pelo fabricante do Kite. Estar “overpower”, irá provocar a incapacidade de manobra do kite podendo mesmo levantar o Rider algumas dezenas de metros de altura.
8-Se porventura és novato nunca navegues com vento offshore ou sideoff shore (direção da terra para o mar), o equipamento e o Rider têm grande probabilidade de serem arrastados para o Oceano.
9-Os Equipamentos de segurança recomendados são: Capacete, Colete de Flutuação, Luvas, Faca em gancho (para cortar as linhas em caso de emergência),Fato de neoprene (se o praticante for projetado para longe poderá ficar mergulhado em água por muitas horas).
10-Nunca pratique nas zonas de aeroportos/heliportos, em voo de aproximação ou em procedimentos de resgaste de vítimas (Search and Rescue).
Se porventura aviões ou helicópteros começarem a voar na zona onde está a praticar kitesurf deverá baixar imediatamente o kite. O piloto poderá não ter visto o kite ou as linhas.
11-Se fores levantado ou arrastado, em terra aciona de imediato o sistema de segurança da Barra. Deverá evitar ficar com a barra ligada ao gancho no arnês em terra firme, poderás não te conseguir soltar a tempo.
12-Enquanto estiveres a navegar deverá ter extremo cuidado com as embarcações, pedras e a prancha, principalmente se ela estiver à tua frente com as quilhas para cima (Após queda). Evita navegar em zonas com fundos baixos que possuam objetos submersos como pedras, troncos, raízes e corais.
13-Nunca pratique Kitesurf sozinho, se possível tem sempre alguém em terra que te possa ajudar e observar.
14-Um bom planeamento da secção de kitesurf tem os seguintes itens garantidos:
-A Zona de descolagem e aterragem do kite deverá estar garantida.
-Escolha da zona de entrada na água mais segura.
-Que tipo de percurso vais fazer;
-Condições meteorológicas
-Direção e intensidade do Vento,
-Correntes da Zona onde vais praticar
A direção de vento "Side shore, On shore e Side on shore", são as mais seguras para a prática de kitesurf.
Estas direções são aconselhadas visto que a probabilidade de ser "empurrado para dentro do Oceano ou plano de água é de probabilidade baixa" .
O que na prática poderá acontecer é que naturalmente o equipamento e o praticante sejam direcionados pelo vento e maré para a linha de costa.
Não é aconselhável praticar kitesurf com vento off shore e side off shore .
É possível praticar kitesurf com ventos de off shore e side off shore, no entanto deverá coordenar com uma embarcação de apoio, caso seja necessário executar o resgate do praticante e do equipamento.